Hospital referência no atendimento de câncer vai deixar de atender pacientes do SUS

Segundo o AC Camargo, de São Paulo, a decisão decorre da defasagem da tabela do sistema público, que ameaçaria 'diretamente' a existência da instituição

Créditos: Divulgação

Apoie Siga-nos no

O Hospital AC Camargo, referência no tratamento do câncer em São Paulo, anunciou que deixará de atender pacientes do SUS a partir de dezembro deste ano.

Segundo o hospital, mantido pela Fundação Antônio Prudente, a medida decorre de um plano de readequação em razão da defasagem da tabela SUS, “que ameaça diretamente a existência da Instituição.”

A unidade acrescentou ainda que pretende expandir a atuação no setor público para além do município de São Paulo, por meio de parcerias público-privadas em ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, além de capacitação de profissionais da atenção primária e de hospitais para o atendimento do câncer.

Também informou que realiza um trabalho de transição com a prefeitura sobre o atendimento dos pacientes  para minimizar impactos. Acrescentou que a grande maioria dos que contavam com o atendimento na unidade já finalizou seu tratamento oncológico e está em fase de acompanhamento clínico.

A secretaria municipal da Saúde afirmou ter sido informada pela Fundação da intenção de interromper o convênio a partir de 9 de dezembro, e que tem promovido reuniões a fim de avaliar possibilidades de manutenção do contrato e da assistência à população.

A pasta disse ainda que o atendimento aos pacientes da rede municipal seguirá por meio dos demais prestadores municipais do serviço na especialidade, como o Hospital Municipal (HM) Dr. Gilson de Cássia Marques Carvalho – Vila Santa Catarina, além de unidades reguladas por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços em Saúde (Cross), do Governo do Estado, em razão da complexidade da especialidade e diretrizes do SUS.


Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.