Saúde

União Europeia acelera avaliação de remédio da AstraZeneca contra a Covid-19

Anúncio foi feito pela companhia farmacêutica nesta segunda-feira

O laboratório AstraZeneca. Foto: Paul ELLIS/AFP
Apoie Siga-nos no

A companhia farmacêutica AstraZeneca anunciou nesta segunda-feira (1) que a União Europeia concordou com um pedido feito pela empresa para acelerar a avaliação de um medicamento experimental para prevenção da Covid-19 feito pela empresa.

O medicamento, batizado de Sipavibart, será avaliado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês). A entidade reúne especialistas dos países integrantes do bloco europeu e é responsável por avaliar e supervisionar o uso de fármacos na região.

Segundo a AstraZeneca, o Sipavibart fornece anticorpos de ação prolongada contra o vírus da Covid-19. O medicamento, que tem tido bons resultados em testes, foi desenvolvido pensando em pessoas imunocomprometidas, cujos organismos não oferecem boas respostas à vacinação.

O medicamento foi desenvolvido inicialmente por outra empresa, a RQ Bio, e adquirido pela AstraZeneca em 2022.

Os esforços da AstraZeneca no combate à Covid-19 estão focados no Sipavibart. No último mês de maio, a empresa anunciou a retirada do mercado da vacina contra a doença, uma das primeiras desenvolvidas no mundo, após queda na demanda.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo