Agência de turismo do senador Marcos Pontes vendia passeio aos destroços do Titanic

Site foi tirado do ar após desaparecimento do submersível com cinco tripulantes no domingo

Marcos Pontes se elege ao Senado por São Paulo. Foto: Agência Brasil.

Apoie Siga-nos no

A agência de turismo do senador Astronauta Marcos Pontes (PL) vendia pacotes para a expedição no submersível da empresa OceanGate Expeditions com destino aos destroços do Titanic. No último domingo, o dispositivo batizado de Titan desapareceu com cinco tripulantes a bordo, cerca de duas horas depois do início do passeio, a mais de 3000 metros abaixo da superfície. 

As fotos utilizadas no material promocional do passeio subaquático vendidos pelo site da agência de Marcos Pontes incluem imagens justamente do dispositivo desaparecido Titan, da OceanGate Expeditions. 

Após o desaparecimento do submarino, o site da agência de viagens do senador foi retirado do ar. O conteúdo, porém está salvo em um arquivo do Google. Veja todo o conteúdo da página.

A OceanGate organiza excursões que duram oito dias e tem como ponto máximo a visitação dos destroços do navio. O pacote custa mais de um milhão de reais por pessoas. 

Apesar dos altos custos, ex-funcionários da empresa alertaram sobre problemas de “qualidade e segurança” do dispositivo aquático. 


Um dos pontos levantados por especialistas diz respeito a janela de visualização do submarino, que não tinha capacidade para aguentar pressões abaixo dos 1,3 mil metros. O OceanGate levava passageiros até 3,8 mil metros abaixo da superfície. Além disso, materiais inflamáveis estavam sendo usados no veículo. 

Ex-funcionários ainda alegam que os passageiros não tinham conhecimentos e que não eram informados sobre este ser um projeto experimental, não tendo concluído a fase de testes. Restam poucas horas de autonomia ao equipamento. Nas últimas horas, ruído na região do desaparecimento foram detectados e as buscas foram ampliadas.

Em nota, publicada nas redes sociais do senador, a Agência Marcos Pontes Turismo de Aventuras afirma que retirou o passeio de submarino de seu site oficial por questões de segurança. 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.