Sociedade

Bolsonaro anuncia chegada de avião israelense para auxílio nas buscas

Segundo o presidente, um avião aterrissará em Belo Horizonte trazendo 140 pessoas e 16 toneladas de equipamentos

Barragem da Vale se rompe em Brumadinho (MG). (Foto: Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na madruga deste domingo 27, por meio de sua conta no Twitter, que irá pousar em solo brasileiro ao meio dia uma aeronave vinda de Israel para auxiliar as equipes brasileiras nas buscas por sobreviventes em Brumadinho (MG), onde uma barragem de resíduos da mineradora Vale rompeu, deixando, ao menos, 34 mortos.

De acordo com o presidente da República, um reforço oferecido pelo premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, foi aceito pelo Brasil, e consiste em um avião que aterrissará em Belo Horizonte trazendo 140 pessoas e 16 toneladas de equipamentos.

Médicos, engenheiros e especialistas em desastres daquele país se juntarão às mais 200 pessoas, entre bombeiros de Minas e oficiais do Rio de Janeiro e da Força Nacional, que têm trabalhado em 12 pontos da área atingida pela lama da barragem. Veja a postagem de Bolsonaro.


As buscas por sobreviventes no local da tragédia, que foram interrompidas às 20h do sábado, foram retomadas no início da manhã deste domingo. Ainda existe, segundo o Corpo de Bombeiros, esperança de encontrar sobreviventes em meio à lama que tomou conta de casas, ruas e edificações.

O governo de Minas informou que já foram identificados oito mortos entre os corpos resgatados. As autoridades chegaram a informar que o número de vítimas fatais chegava a 40, porém a informação foi retificada horas depois, para 34 mortos.

Até o momento, foram resgatadas 366 pessoas, sendo 221 funcionários da Vale e 145 terceirizados. Desse total, 23 estão hospitalizados.

Leia também: Boulos chama Vale de Hipócrita. Mourão não quer conta em seu governo

As equipes do Corpo de Bombeiros incluem 205 integrantes, sendo 175 especializados no trabalho de resgate de vítimas de soterramento.

Multa

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais estipulou multa de R$ 99 milhões à empresa Vale, por responsabilidade pelos danos causados com o rompimento da barragem. Os recursos, segundo o governo mineiro, serão destinados aos reparos. O secretário estadual de Meio Ambiente, Germano Vieira, informou que a empresa deverá ser notificada até segunda-feira 28 e, a partir daí, terá 20 dias para pagar o valor devido ou recorrer da decisão.

O governador de Minas, Romeu Zema, decretou luto oficial de três dias no Estado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo