Sociedade

Boulos chama Vale de Hipócrita. Mourão não quer conta em seu governo

Gleisi Hoffmann, Romeu Zema, Jair Bolsonaro, Fernando Holiday, Marcelo Freixo. Como os políticos reagiram à tragédia

O general Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil (Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

Vão da cobrança dos responsáveis, passando pelas expressões de solidariedade até preocupações políticas as reações que as figuras públicas expressaram nesta sexta-feira 25 com a nova tragédia da mineradora Vale, desta vez no município mineiro de Brumadinho, onde uma barragem de resíduos de mineração rompeu deixando centenas de desaparecidos e, até a publicação desta reportagem, três mortes confirmadas.

Veja, abaixo, como reagiram os políticos brasileiros após o desastre.

.

1 – Jair Bolsonaro – “Montamos um gabinete de crise”

O presidente da República deu um pronunciamento para anunciar as medidasque está tomando para amenizar os impactos da tragédia. Veja.

.

2 – Guilherme Boulos – “Hipocrisia atroz”

Depois que o presidente da Vale se disse consternado com a tragédia e “sem palavras” para expressar a sua dor, assim reagiu o coordenador nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto)

.

3 – General Hamilton Mourão – “Essa conta não pode vir para nosso colo”

Em entrevista ao jornal O Globo, o vice-presidente do Brasil tratou de afastar qualquer responsabilidade pela tragédia do governo que representa:

Essa conta não pode vir pra gente, não pode vir para nosso governo. Porque nós assumimos faz 30 dias. Ali é uma empresa privada, a Vale é uma empresa privada. É preciso apurar.

.

4 – Gleisi Hoffmann – “Cedo ou tarde a privatização cobra o seu preço”

A presidenta do PT chamou o desastre de “mais uma tragédia evitável” e disse que, cedo ou tarde, a privatização cobra o seu preço.

.

5 – Marcelo Freixo – “Não aprendemos nada com a tragédia de Mariana”

O deputado federal eleito pelo PSOL-RJ destaca a falta de punição aos responsáveis e o amparo às vítimas da tragédia de Mariana, também ocorrida após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale.

.

6 – Romeu Zema – “Todo aparato do governo à disposição”

O governador de Minas Gerais destacou os esforços que está imprimindo na administração estadual para enfrentar a tragédia e socorrer as vítimas.

.

7 – Fernando Holiday – “O MBL está arrecadando dinheiro”

O vereador paulistano do MBL (Movimento Brasil Livre) aproveitou para pedir dinheiro para a campanha de arrecadação que seu grupo está fazendo para supostamente auxiliar as vítimas da tragédia. O movimento criou a “Vaquinha Ajude Brumadinho”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo