Sociedade

Eduardo Leite faz apelo para que moradores em áreas de risco abandonem casas e busquem abrigo

Governador do Rio Grande do Sul alerta que bairros inteiros poderão ficar submersos com o aumento das chuvas

Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez um apelo na manhã deste sábado 4 para que moradores de áreas de risco deixem suas casas e busquem abrigo. O alerta ocorre após o avanço das águas do rio Jacúi, que cruza cidades da região metropolitana de Porto Alegre.

“É absolutamente sem precedentes o que estamos vivenciando. As pessoas precisam entender a gravidade do que nós estamos vivenciando. [As águas] podem submergir bairros inteiros nessas localidades, destaca o governador.

Entre as áreas de maior risco estão as cidades de Guaíba, Eldorado do Sul e Canoas. Leite destacou que o rio já não respeita mais as curvas de seu leito e a água atravessa as cidades de Guaíba e Eldorado em direção a Canoas.

A prefeitura de Canoas informou nesta manhã que mais de 50 mil pessoas estão em áreas de risco e que já emitiu alertas de evacuação. O governo do estado afirmou que concentra esforços no resgate de famílias que vivem nas regiões afetadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo