Sustentabilidade

Câmara dos Representantes dos EUA aprova projeto de lei que promove combustíveis fósseis

O projeto pretende desmantelar uma série de normas e regulamentos ambientais para aumentar fortemente a produção de combustíveis fósseis

(AP Photo/Natacha Pisarenko)
Apoie Siga-nos no

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta sexta-feira (30) um texto controverso para aumentar drasticamente a produção de petróleo, gás e carvão.

Promovido pela oposição republicana, o projeto tem, no entanto, poucas chances de avançar no Senado, controlado pelos democratas, que o rejeitam sob a alegação de que favorece a indústria do petróleo.

O projeto pretende desmantelar uma série de normas e regulamentos ambientais para aumentar fortemente a produção de combustíveis fósseis. Também eliminaria programas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, incluindo o metano.

Se aprovado, “vai restaurará a liderança energética dos Estados Unidos”, defendeu o presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy.

Quatro democratas, incluindo vários do estado petroleiro do Texas, votaram com seus colegas republicanos a favor da medida.

A grande maioria dos democratas denuncia, porém, um projeto de lei que “prefere os poluidores aos cidadãos”.

O líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer, garantiu que o texto “nasce morto” na Câmara Alta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo