A república das milícias e o sequestro da Petrobras por facções do governo

André Barrocal, Fabíola Mendonça e Rodrigo Martins comentam os principais acontecimentos da semana

Nesta edição, André Barrocal, Fabíola Mendonça e Rodrigo Martins comentam os principais acontecimentos da semana e falam sobre os destaques da edição impressa de CartaCapital. Tema central das eleições, a Petrobras é disputada a tapa por facções do governo e agentes privados. No Maranhão, mineradora canadense ofereceu água contaminada para moradores de comunidade atingida por rompimento de barragem. No Mato Grosso, milícias assediam lideranças indígenas e abrem as portas de terras demarcadas para pecuaristas, madeireiros e garimpeiros ilegais.

E mais: Lula fala em promover atos na porta da casa de deputados e parlamentares bolsonaristas ameaçam recebê-lo a bala. Polícia Civil do Rio omitiu menção ao Planalto em áudio interceptado da irmã do miliciano Adriano da Nóbrega, suspeito de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar