Lula anuncia GLO em portos e aeroportos de SP e RJ, fronteiras terão reforço militar

A equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana no programa ‘Fechamento’

O presidente Lula anunciou, nesta quarta-feira 1º, um plano de combate ao crime organizado. Dentre as medidas anunciadas, destaca-se uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. Nas fronteiras, as Forças Armadas atuarão em parceria com a Polícia Federal. As ações se estendem até maio de 2024.

O programa apresenta, ainda, os principais destaques da edição semanal de CartaCapital. Restabelecido da cirurgia no quadril, Lula busca recuperar as rédeas do governo, dedicando-se mais às negociações com o Congresso e às viagens pelo Brasil, revela André Barrocal. Em São Paulo, o governador Tarcísio Freitas cogita privatizar a Fundação Casa, responsável pela execução das medidas socioeducativas aplicadas a adolescentes em conflito com a lei, informa Mariana Serafini. Em Gaza, estrangeiros recebem aval para cruzar a fronteira do Egito e fugir da guerra.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.