Novo livro expõe ‘cultura de abuso’ na Igreja

No ‘Brasil no Divã’, jornalistas Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga falam sobre a pesquisa que expôs 108 casos de pedofilia envolvendo padres católicos no País

Ao longo de três anos, os jornalistas Fábio Gusmão e Giampaolo Morgado Braga pesquisaram mais de 100 casos de abuso sexual contra menores cometidos por padres católicos – crimes que, muitas vezes, foram acobertados pela hierarquia da Igreja no Brasil. O resultado da apuração é o livro “Pedofilia na Igreja: Um dossiê inédito sobre casos de abusos envolvendo padres católicos no Brasil”, lançado em maio deste ano pela editora Máquina de Livros. O dossiê, porém, não se restringe apenas ao levantamento de crimes judicializados: Avança sobre os desdobramentos judiciais, o impacto na vida das vítimas e a impunidade da Igreja no País. Saiba mais no programa “Brasil no Divã”, apresentado por Ingrid Gerolimich.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar