Trabalhadores da Sabesp, Metrô e CPTM se unem para greve contra privatizações

Sindicatos propõem plebiscito popular contra políticas do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Nesta terça-feira 6, os sindicatos dos trabalhadores da Sabesp, Metroviários e Ferroviários realizaram um ato de lançamento do plebiscito popular contra as privatizações das estatais de São Paulo – a política prioritária da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos). Para os sindicalistas, as propostas estão completamente na contramão da melhora dos serviços públicos e barateamento propostos pelo governo estadual. “Estamos falando da dificuldade de acesso a direitos básicos que a população vai ter com a privatização”, diz Camila Ribeiro, presidente do sindicato dos metroviários. “Deixa as coisas mais caras e o serviço pior, isso já aconteceu em outras cidades”. O ato deu início ao recolhimento de votos de toda a população, a partir de urnas que serão colocadas em toda a cidade, para entender o que pensa quem utiliza cotidianamente esses serviços.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.