Política

Segurança que PF oferece aos presidenciáveis vai além de escolta

Atuação prevê serviço de informação e inteligência, monitoramento das redes sociais, análise de denuncias e ameaças e segurança velada

Equipe de inteligência e de monitoramento das redes também atuam na segurança dos presidenciáveis
Apoie Siga-nos no

Todos os candidatos à Presidência da República têm direito à proteção de agentes da Polícia Federal no período de campanha eleitoral, segundo o próprio órgão de segurança. A oferta do serviço de proteção é feita logo no início da campanha presidencial.

Além do presidenciável Jair Bolsonaro, do PSL, outros candidatos homens aceitaram os serviços. A PF, no entanto, não revela quem estão sob proteção federal por questões estratégicas e de segurança .

Leia mais:
Bolsonaro está em boas condições clínicas, diz boletim de Albert Einstein
PF confirma novo suspeito de ataque a Bolsonaro; primeiro está preso
‘Ataque a Bolsonaro vai mudar rumos da campanha presidencial’

O dispositivo colocado à disposição desses políticos não se restringe a homens que acompanham cada passo dos candidatos durante suas agendas eleitorais pelo Brasil.

Além de agentes de segurança pública que os escoltam, A PF presta serviço de monitoramento das redes sociais, serviços de informação e de segurança velada.  “A segurança física, que está próxima do candidato, é apenas uma pontinha de tudo que é realizado”, explicou um agente.

 De acordo com o órgão os candidatos a presidente têm como serviço os dispositivos máximos de segurança que os manuais preveem para a proteção de autoridades. A instituição, no entanto, não detalhe nem o número de profissionais disponíveis para cada político nem os procedimentos empreendidos pela as equipes de inteligência.

Leia mais:
Safatle: Ataque a Bolsonaro despolitiza debate e põe esquerda no alvo
Candidatos cancelam agenda após agressão a Bolsonaro

Mesmo com o nível mais alto e em pleno funcionamento, o presidente Michel Temer e o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, solicitaram na quita-feira 6 um aumento da atuação da PF na proteção dos candidatos.

No caso de Bolsonaro, a PF informou que denuncias e ameaças são analisadas pela equipe de inteligência do órgão e que não havia nenhum risco real detectado de uma agressão naquela circunstância. Também informou que uma ampliação dos dispositivos de segurança já está sendo providenciado para aqueles candidatos que aceitaram a proteção federal.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo