CartaExpressa

MPE pede a condenação de Renan Filho e Paulo Dantas por abuso de poder econômico

Órgão considerou que ambos foram beneficiados pelo programa educacional alagoano ‘Escola 10’, que tinha viés eleitoreiro

O ministro dos Transportes, Renan Filho. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Eleitoral (MPE) apresentou, na última segunda-feira 29, um representação em que pede a condenação do atual ministro dos Transportes, Renan Filho, e do governador de Alagoas, Paulo Dantas.

O MPE acusa ambos de terem cometido abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Eles teriam, segundo o órgão, utilizado a estrutura do programa “Escola 10” com o intuito de promover suas candidaturas.

Implementado em dezembro de 2012, o programa tinha como objetivo distribuir prêmios a alunos da rede estadual de ensino com bolsas de estudo. O MPE aponta que a iniciativa, na verdade, tinha viés eleitoreiro.

O órgão apontou, por exemplo, que o ‘Escola 10’ não continha requisito de vulnerabilidade social, e que foi criado muito próximo ao período da disputa eleitoral.

No entendimento do MPE, Renan Filho, que era governador de Alagoas, é o idealizador do programa. Paulo Dantas, por sua vez, é apontado como o agente que se beneficiou diretamente do programa do ponto de vista eleitoral.

O órgão ainda pediu que Rafael Brito, atual deputado federal e ex-secretário de Educação de Alagoas, se torne inelegível. Ele é apontado como o responsável pela divulgação do programa.

Os três não se manifestaram sobre o caso, mas, nos autos do processo, negam que o programa tinha viés eleitoreiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar